alinhamento dental

Saiba como funciona o processo de alinhamento dental

É muito comum que quando haja a necessidade de realizarmos algum tratamento para nossa saúde, o primeiro passo seja buscar um procedimento acessível e também confortável.

E principalmente quando falamos do segmento odontológico isso tem se tornado cada vez mais possível. Graças ao avanço da tecnologia, hoje existem diversas opções de tratamentos para os mais diferentes problemas.

O mais conhecido e ainda mais buscado são as correções de dentes que estão desalinhados, tortos ou doloridos por conta da má formação.

O principal tratamento para esse tipo de problema ainda são os famosos aparelhos ortodônticos. Eles servem para auxiliar no alinhamento dos dentes e cuidar tanto da parte funcional quanto estética do paciente.

Hoje, existem diversos modelos de aparelhos ortodônticos para os mais diversos casos e perfis, mas todos com a mesma finalidade, que é a busca por alinhar dentes.

Porém, você já se perguntou como esse tratamento funciona detalhadamente? E quais as etapas principais deste processo? Por isso, iremos abordar ao longo deste conteúdo as 6 etapas principais de alinhamento dos dentes.

É importante destacar que nem todos os pacientes precisam passar por todas as fases, pois varia de cada situação. Mas em um tratamento completo, as 6 principais etapas são:

  1. Diagnóstico;
  2. Instalação;
  3. Alinhamento;
  4. Correção;
  5. Finalização;
  6. Contenção.

Diagnóstico

O primeiro passo é quando é realizada uma consulta ao dentista que faz uma avaliação prévia e solicita alguns exames de imagem que irão auxiliar no diagnóstico daquele paciente.

São necessários alguns procedimentos em laboratórios específicos para identificar quais serão as etapas necessárias e a duração aproximada do tratamento.

Instalação

Após feita essa primeira análise, é iniciado o processo de instalação do aparelho. Conforme já comentamos, atualmente existem diversos tipos de alinhadores que podem ser recomendados ao paciente.

Independentemente de qual seja a escolha, após a confecção baseada nas imagens ou molde dentário do paciente, o aparelho é colocado. É fundamental manter uma boa higiene nesse início, para prevenir cáries e outras doenças bucais.

Alinhamento

Para que haja uma movimentação eficaz e de acordo com o planejamento do dentista, é fundamental que os dentes estejam alinhados e nivelados.

Pois o alinhamento é a correção inicial no processo, através de fios ortodônticos finos e leves. Promovendo rotações que permitam o direcionamento correto dos dentes de maneira natural.

Correção

Após esse alinhamento inicial, que é o momento de maior percepção de melhora, a próxima etapa é a mais longa, que é a correção.

Existem 3 tipos de correção dos dentes: transversal, vertical e sagital, variando sempre com a necessidade de cada tratamento.

Finalização

Quase no término do tratamento, vem a etapa de finalização. Onde podem ser utilizados alguns complementos de apoio, como: dobra nos arcos, elásticos verticais, dentre outros acessórios.

Contenção

E por fim, após a retirada do aparelho fixo, chega a etapa da contenção. Esse é o momento quando os dentes precisam se adaptar aos novos posicionamentos.

Nessa fase, são usados os famosos aparelhos móveis, que trazem um maior conforto. Porém, o seu uso constante é fundamental, pois qualquer irregularidade nessa etapa, pode acarretar em retrocessos no tratamento.

É fundamental que, independentemente das etapas seguidas ao longo do tratamento, o acompanhamento com um dentista especializado seja constante para avaliações e possíveis ajustes ao longo do processo.

Leia também:

Gilson Rodrigues de Siqueira
Gilson Rodrigues de Siqueira
Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

9 Responses

Leave a Reply

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Leia Mais

Artigos Relacionados

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Cadastre-se em Nossa Newsletter WhatsApp e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!