Uma franquia pode ser uma opção bem vantajosa para começar um negócio. Afinal, com este modelo, o empreendedor investe em uma empresa que já atua no mercado.
Funciona assim: você escolhe uma marca, e então abre uma nova unidade daquele negócio na sua cidade. O McDonald’s, por exemplo, é uma franquia com várias unidades pelo mundo.
O atrativo de investir no franchising é que, neste caso, você vai receber um plano de negócios pronto. É preciso apenas colocar esse projeto em prática, executando o mesmo trabalho que é feito no restante da rede da marca.
Assim, o consumidor já vai saber o que esperar do seu negócio. Isso ajuda inclusive na atração de clientes.
Para iniciar um negócio de franquia, é preciso apenas cuidado. É fundamental escolher uma boa franquia, segura e com reconhecimento no mercado. Continue lendo para saber mais!
Em qual franquia investir?
Existem quase 3 mil marcas de franquias no Brasil, e várias delas são negócios sólidos e com alto potencial.
Porém, é preciso escolher a franquia ideal. Para isso, é fundamental começar por entender seu perfil como empreendedor.
Para começar um negócio, você deve escolher um nicho no qual tem interesse. É importante gostar da atividade que você vai fazer, pois isso vai manter o seu entusiasmo para o trabalho.
Você nem precisa ter experiência na atividade da franquia. Isso porque, a franqueadora vai dar a você treinamento e suporte completo para atuar.
Depois de avaliar o que você quer fazer, será hora de entender o que seu mercado local comporta. Dependendo da atividade, sua cidade já vai ter concorrentes bem estabelecidos e com os quais pode não valer a pena competir.
Finalmente, considere o quanto você pode, realmente, investir. Existem franquias baratas e várias outras com investimento maior. Você precisa optar por aquela que faça sentido para sua vida financeira, e que você não terá problemas para manter.
Como saber o lucro da franquia?
Na hora de pesquisar sobre as franquias, você vai perceber que as franqueadoras destacam o faturamento do negócio.
Mas o faturamento não é o lucro que você vai ter. Na verdade, o dinheiro que você vai colocar no bolso será indicado pela rentabilidade do negócio.
Imagine que a franquia tem faturamento de R$ 100 mil. Se sua rentabilidade for de 10%, quer dizer que você terá R$ 10 mil finais de lucro. É esse o valor com o qual você vai poder contar, como seu “salário”.
É muito importante entender isso, pois assim você vai poder optar por um negócio que ofereça o lucro que você realmente espera contar.
Qual a primeira coisa para começar um negócio?
Para iniciar um negócio, você precisa ter bastante certeza dessa decisão. Essa é a primeira coisa que você deve fazer.
Abrir um negócio, seja do zero ou uma franquia, é algo que demanda muita dedicação. Você vai precisar investir dinheiro, tempo e muitos neurônios.
Então, se prepare para isso. Estude sobre empreendedorismo e desenvolva características que você vai precisar no dia a dia como dono de negócio.
Claro que, em alguns casos, você vai querer investir imediatamente. Por exemplo, se você estiver sem fonte de renda. Mesmo assim, procure se preparar o máximo que conseguir. Assim, você vai saber responder melhor às questões que envolvem o negócio.
Um diferencial da franquia é que você terá suporte da franqueadora, para resolver o que precisar no cotidiano. Porém, a rede vai oferecer apenas suporte; você será o responsável por buscar esse auxílio, e depois por colocar as ações em prática.
Passos para abrir uma franquia de sucesso
Agora que você já sabe como começar um negócio de franquia, e viu dicas para se preparar para seu negócio, vamos apresentar um passo a passo mais detalhado. Acompanhe!
Pesquise várias opções de franquia
As opções de franquias no mercado são as mais variadas, em diferentes setores e valores de investimento.
Dessa forma, depois de definir no que você quer trabalhar, pesquise bastante as diversas marcas disponíveis.
Compare as marcas de franquias
Depois de uma boa pesquisa, será hora de comparar as suas alternativas. As marcas vão variar muito segundo o preço de investimento, o tipo de trabalho da rede, o suporte da franqueadora e mais.
Então, selecione as franquias e confira em qual delas você tem dinheiro para investir. Em seguida, leia sobre as marcas e vá eliminando aquelas que pareçam menos interessantes.
Converse com os consultores das marcas
No fim da sua curadoria, é interessante que você tenha ficado com mais ou menos cinco marcas para avaliar.
A partir daí, entre em contato com elas e solicite mais informações para as franqueadoras. Em geral, elas vão lhe encaminhar a COF da franquia e engatar conversas para apresentar melhor o negócio para você.
Leia bem a COF
A COF é a Circular de Oferta de Franquia, o documento que apresenta todas as informações sobre a franquia.
Ele lista, por exemplo, as obrigações do franqueado e franqueadora; os suportes oferecidos; valores de investimento; lista de franqueados e mais.
Avalie muito bem esses dados. Se achar interessante, você pode até procurar pelo auxílio de um advogado, que vai ajudar você a entender as informações.
Outra coisa é usar a lista de franqueados da COF com sabedoria. Entrar em contato com algumas dessas pessoas pode ser bem vantajoso. Você vai conseguir perguntar a elas a realidade da franquia, e então vai poder entender melhor os prós e contras do negócio.
Negocie e abra sua franquia
Depois de todas essas etapas, você vai conseguir escolher com mais segurança qual a melhor franquia para o seu perfil.
Então, será hora de entrar em contato com a marca novamente e começar a negociar sua unidade. Tire todas as suas dúvidas, pergunte sobre formas de pagamento, previsão de abertura e mais.
Se tudo se encaixar, você poderá passar por treinamento e começar sua franquia para ganhar dinheiro.
Na dúvida, lembre-se que começar um negócio é uma decisão importantíssima! Então, quanto mais tempo você puder dedicar para pesquisar a melhor franquia e se preparar para empreender, melhor. Mas se isso não for possível, a franqueadora vai estar mais do que disponível para auxiliar você.
Leia também: